domingo, 8 de abril de 2012

Fabergé, o esplendor dos czares

Em 1885, em comemoração à pascoa, o czar Alexandre III pediu que joalheiro Peter Karl Fabergé fabricasse uma jóia em forma de ovo para presentear sua esposa, a czarina Maria Feodorovna. Mal sabia Alexandre que estava prestes a criar uma tradição: os ovos imperiais Fabergé, peças únicas, de valor exorbitante e beleza incomparável. 
"Mosaico Imperial", de 1914
Os ovos foram criados para os czares russos no período de 1885 a 1917, e dentro de havia uma miniatura surpresa, sempre esculpida em ouro, metais e diamantes. Após a Revolução Russa, que fez com que Fabergé se exilasse do país, as cobiçadas jóias foram expropriados à família real, alguns sendo perdidos durante as pilhagens aos palácios.


Hoje, as peças remanescentes pertencem a museus e colecionadores particulares, como é o caso de Elizabeth Taylor, que teve suas jóias leiloadas pela Christie's de NY em dezembro de 2011. Entre os que acompanharam o leilão, estava Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, que a partir daí, inspirou-se nos belíssimos ovos czarianos para a sua última coleção. Eo  resultado é tão ou mais belo 
que as jóias em si:



 
                                 

De tirar o fôlego, não? E para as mais afortunadas, portadoras de cartão de crédito ilimitado, é bom lembrar que a joalheria Fabergé foi relançada em setembro de 2009 pelas bisnetas de Peter Carl. Sob direção criativa e administrativa de Katharina Flohr, hoje a marca pretende conquistar um público de jovens milionários, que usa os famosos ovos-joia como pingentes. As duas campanhas divulgadas recentemente foram fotografadas por Mario Testino, com styling de Carine Roitfeld.

A 1ª campanha da Fabergé pós-relançamento
Com um time de peso desses, ninguém duvida que a Fabergé veio para ficar. Já para a Páscoa desse ano, a marca encomendou encomendou 200 ovos pra artistas e marcas como Mulberry, Mary Katrantzou, Marc Quinn, Zaha Hadid, Diane von Furstenberg, Chapman Brothers, entre outros. Eles foram posicionados em pontos da cidade de Londres pra uma caça aos ovos, com o ovo do Jubileu de Diamantes – feito em ouro rosa, com 60 pedras, uma pra cada ano de reinado de Elizabeth II – como prêmio. E não para por aí: ainda foi lançado um colar com pingente de ovo, especialmente criado para a ocasião. O "Le Collier Plume d’Or" fica exposto até o final desse domingo na loja da marca russa.

Le Collier Plume d’Or



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