quinta-feira, 7 de março de 2013

Raqib Shaw: um artista pra ver de perto

Mês passado estive pelo Reino Unido, mais precisamente por Manchester, Liverpool e Londres. Como não tinha muita ideia do que fazer na primeira cidade (e visitar estádio de futebol estava definitivamente fora dos meus planos), fui logo procurar pela internet alguns museus e galerias de arte por lá.  Assim, nosso primeiro destino foi a Manchester Art Gallery e a galeria, que pelo site oficial parecia ser pouco atrativa, acabou se revelando um dos maiores acertos da viagem.
Logo na entrada me deparei com a obra Narcissus, e foi assim que conheci o trabalho do indiano Raqib Shaw, que estava em exibição por lá e continua até dia 26 de maio. Um motivo a mais para visitar Manchester, né?


Em seus trabalhos, Shaw sugere um mundo fantástico, cheio de detalhes, jóias e cores ricas, que mascaram a natureza intensamente violenta e sexual da sua temática. Figuras híbridas e criaturas bestiais habitam o imaginário do artista, que celebra em seus quadros e esculturas uma sociedade livre de toda e qualquer restrição moral. É chocante, perturbador e, ao mesmo tempo, lindo 

Adam,3008
Adam, 2008 (detalhes)
Minha parte preferida são as esculturas, porém os quadros de Shaw também são de tirar o fôlego. E o que mais me chama atenção, além da temática, é a riqueza de detalhes e a técnica utilizada pelo artista para realçá-los. Ele combina uma série de materiais simples como esmaltes, cola colorida e glitter e os transforma nessa coisa maravilhosa que vocês podem ver aqui. Aliás, são tantos detalhes que fica quase impossível registrar em foto fazendo jus à beleza de cada pintura.

Blossom Gatherer I

The Garden of Earthly Delights I

Raqib Shaw nasceu em Kasmir, na India, porém em 1998 se mudou para Londres e lá estudou na Central St Martins. Já expôs no MoMa, no Tate, no Metropolitan e em diversos outros museus e galerias ao redor do mundo.
No site white clube você pode conferir os outros trabalhos dele e aqui, um video feito para sua exibição na Galerie Thaddaeus Ropac (Paris), onde o artista explica melhor seu trabalho e suas inspirações. O video é todo delicinha de ver, dá o play e confere:



Achei o trabalho dele viciante! Quem estiver por Manchester até o finalzinho de maio não pode deixar de conferir a exibição, e, se for viajar para lá, não esqueça de incluir a Manchester Art Gallery no seu roteiro viu? Vale muitíssimo a pena! E se prepare para esbarrar em muitas crianças fofíssimas atiradas pelo chão, admirando as obras e desenhando. Gente, é pra morrer com tanta fofura.

P.s: logo mais teremos outros posts com mais novidadinhas sobre a viagem e coisas legais que eu vi nela, e se tiverem uma sugestão pra gente, não deixem de comentar viu? O feedback de vocês é que leva o TrendCatchers adiante  

0 comentários:

Postar um comentário