domingo, 17 de junho de 2012

Faça você mesmo

Quando eu entrei no curso de moda, metade da turma de calouros se apresentou justificando a escolha do curso pelo fato de amar a área e ter costurado roupinhas para as próprias barbies. Clichê ou não, o óbvio é que, ao longo de nossas vidas, muitos de nós nos aventuramos pelos caminhos da costura, seja desenhando roupas, confeccionando-as para bonecas ou mesmo imaginando poder criar as próprias peças. Sarah Kate Beaumont, uma artista de NY, simplesmente decidiu levar a ideia mais a fundo, e, desde 2008, vem costurando absolutamente tudo o que veste. 


Foi durante a crise financeira, quando abandonou o seu emprego para entregar-se ao sonho de ensinar adultos e crianças a costurar, que a artista começou a amadurecer a ideia. Para ela, se você pode fazer algo com as suas próprias mãos, não há razão para comprá-lo. E desde então, Sarah vem confeccionando todas as suas peças, incluindo calcinhas, soutiens e chapéus, apenas permitindo-se comprar meias e sapatos. Do closet antigo, só restou uma  velha calça jeans.


Ela começou aos pouquinhos. Insatisfeita por nunca encontrar peças exatamente como imaginava, passou a produzi-las, e a cada roupa confeccionada, a satisfação pessoal aumentava. Hoje, ela valoriza cada detalhe, desde a escolha dos tecidos até o acabamento, pois assim cria uma relação ainda mais especial com aquilo que veste.

E tem mais, nada de revistas de moda, ou mesmo aquelas com moldes prontos: a artista busca inspiração e referência em livros de história, desligando-se das tendências e confeccionando apenas aquilo que lhe agrada visualmente. Não é incrível?


Para quem se interessou, em seu blog Very Sweet Life Sarah conta mais sobre o projeto, além de mostrar fotos e vídeos de suas peças, bem como algumas lições de costura. Achei criativo e sustentável, e você?



0 comentários:

Postar um comentário