segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vinho, ácido e fotografia analógica.


Em meio às nossas horas diárias na internet, frequentemente acabamos esbarrando em algo bonito e que chame nossa atenção. Acontece que isso virou tão costumeiro que muitas vezes esquecemos de nos interrogar a respeito do que levou o artista a chegar em um resultado tão legal. Digo isso porque já tinha me deparado com as imagens de Alison Scarpulla diversas vezes tumblr afora e só hoje fui pesquisar mais sobre a técnica utilizada pela fotógrafa americana.



Bom, que a fotografia analógica voltou com todas as forças nós já sabemos, mas Alison conseguiu ir além do óbvio e destacar-se entre a multidão devido ao seu processo criativo. Pode-se dizer que, além de fotógrafa, a americana é quase uma alquimista, pois para obter os efeitos que caracterizam a sua arte ela utiliza uma combinação de filmes vencidos, lentes "untadas" com água suja e negativos mergulhados em vinho e ácido. Como toque final, Alison ainda sopra fumaça de cigarro neles e só então chega ao resultado desejado.

No fim, o fruto de toda essa mistura é tão belo que hipnotiza. Tratam-se de imagens intrigantes e ao mesmo tempo obscuras, que unem as mais diversas referências em sua composição.  Alison diz que grande parte de sua inspiração vem de livros e filmes antigos, diferentes culturas, além de diários e um certo espiritualismo vitoriano das fotografias de 1800 até o começo de 1900. Sobre os temas fotografados, a fotógrafa afirma que sempre gostou de partilhar as experiências psicodélicas vividas e o modo como elas fizeram o mundo se expandir sob o seu olhar. Bem, podemos dizer que ela cumpriu o objetivo com maestria.





No fim de toda essa história, e seguindo o embalo do que já foi falado ontem aqui sobre criatividade e inovação, vale a pena reiterar que é necessário prestar mais atenção àquilo que vemos no dia-a-dia. Não é incrível como uma simples imagem pode estar carregada de informações interessantes e soluções criativas? Que fique com uma lição para esse comecinho de semana.



Para conferir o resto das imagens, não deixem de visitar o site da fotógrafa, tem tanta coisa legal por lá que seria até um pecado da nossa parte não compartilhar.


0 comentários:

Postar um comentário