domingo, 11 de novembro de 2012

A sabedoria de Iris Apfel


Iris Apfel é aquela vovó que todo mundo gostaria de ter, ou de se tornar. Irreverente e cheia de personalidade, a empresária e designer de interiores já foi tema de exposição no MoMa, assinou uma linha de maquiagens para a MAC, inspirou uma coleção de Ralph Lauren e como se não bastasse, ainda ganhou um livro em sua homenagem, o Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel (Thames & Hudson). Seu estilo é um misto de cores e sobreposições, com peças de estilistas famosos misturadas a peças de brechó garimpadas pelo mundo afora. As roupas são combinadas de uma maneira quase absurda, mas acabam ganhando vida própria aliadas aos óculos redondos e pesados de aro preto, marca registrada de Iris Apfel. 

Porém, engana-se quem pensa que o título de ícone de moda é algo ambicionado por ela. Na edição de novembro da Dazed & Confused, da qual Iris é capa e recheio (o ensaio já apareceu por aqui, clica pra relembrar), ela faz questão de esclarecer: "A moda não é o meu ofício e nem a minha vida. Eu não vivo para me vestir. Acho que vestir-se é maravilhoso e eu amo isso, mas há um mundo muito grande que vai além do armário.". Apesar disso, ela afirma que considera sim a moda como uma forma de arte e de expressão. E por falar em expressão, com certeza o que chama ainda mais atenção em Apfel é a sua personalidade. Ela não hesita em falar o que pensa e tem uma opinião sobre praticamente tudo, diz não gostar de tendências e usar somente aquilo que a deixe confortável consigo mesma. Sobre as badaladas it girls que nós conhecemos? Apfel pensa que os stylists delas deveriam ir todos para a rehab. Como não se apaixonar?!


Outro ponto interessante é a maneira descontraída com a qual ela encara a idade. Se auto-definindo como a adolescente mais velha do planeta, ela argumenta que envelhecer não é para maricas, e que o primeiro passo é se aceitar, e não tentar parecer mais nova. Nas palavras de Apfel: "É terrivel o modo como as mulheres de hoje são silenciosamente e subliminarmente bombardeadas com o medo de envelhecer. As propagandas são nojentas. Companhias de cosméticos,  em seus anúncios, usam modelos de 16 anos com a pele impecável e então as retocam até que elas pareçam não-humanas. Quem pode ser assim? Se você tiver só um pouquinho de auto-confiança e metade de um cérebro, você não deve se chatear com isso."


Iris Apfel é, sem dúvida alguma, uma lição de vida, de aceitação e de auto-conhecimento, e merece todo o hype que conquistou. E se você estava precisando daquele empurrãozinho para tomar coragem de se libertar do lugar-comum e construir um estilo próprio, aqui vai: "Seguir algo servilmente só porque todo mundo está fazendo é loucura. É ok assumir riscos. A polícia da moda não vai vir atrás de você e te colocar na cadeia. Tudo que pode acontecer é você cometer um erro. E o que tem de tão ruim nisso?"  É para colar no espelho e praticar o exercício todos os dias. Um dia a gente chega lá, Iris, um dia.

0 comentários:

Postar um comentário