terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sangue e arte, por Jordan Eagles




As imagens que ilustram esse post poderiam ter sido retiradas delírio do Dark Passenger de Dexter Morgan, o serial killer cheio de conflitos morais que todo mundo adora... porém, na verdade, tratam-se das obras de Jordan Eagles, um artista visionário nova-iorquino, que cria instalações intrigantes e envolventes trabalhando com materiais um pouco curiosos.
Intitulado "Artista do Sangue", Eagles é um autodidata. Sua técnica foi desenvolvida e aperfeiçoada ao longo da última década, e utiliza materiais como resina UV, plexiglass, metais em pó e até mesmo sangue animal. Segundo ele, seu objetivo é explorar o sangue como a força que move a vida, celebrando-o como uma conexão entre corpo e espírito e fazendo com que o espectador a sinta e questione. 






Difícil é manter-se impassível diante da obra de Eagles. O artista provoca reações diversas no espectador, que vão de mera curiosidade até total aversão. Sobre a possibilidade de utilizar sangue humano? Eagles não a descarta, chegando até mesmo a apontá-la como o grande tabu de sua obra: para questionar a existencialidade humana, o que seria mais apropriado do que utilizar o próprio sangue? Cabe a reflexão.


O vídeo abaixo mostra um pouco mais da sua obra e a maneira como ela é executada. É para Dexter Morgan nenhum colocar defeito. 




E você? Qual a sua opinião sobre o "Artista do Sangue"?



++ os trabalhos de Jordan Eagles estão em exibição em Chicago e NY, e também podem ser visualizados em seu sitwww.jordaneagles.com

0 comentários:

Postar um comentário